Eventos paralelos

FoMerco (1 – 3 de dezembro)

Do dia 01 ao dia 03 de dezembro acontecerá a 20º edição do Fórum Universitário Mercosul, uma iniciativa que reúne universidades, pesquisadores, gestores públicos e atores sociais com o objetivo de promover o debate qualificado sobre temas relevantes para a integração regional e fortalecimento das redes de conhecimento no Mercosul. Esta edição marca um momento importante, sendo a primeira a incorporar a temática da integração regional sob a ótica dos governos locais latino-americanos sob o lema “Rumos da Integração Regional: cidades, mobilização social, resiliência e desafios democráticos”. Com caráter multidisciplinar e interinstitucional, o Fórum busca articular conhecimento acadêmico e prática institucional, incentivando a cooperação entre municípios, estados, províncias e departamentos dos países membros e associados do bloco.

A proposta do FoMerco é promover a troca de experiências e a construção coletiva de soluções para os desafios comuns enfrentados pelos territórios da região a partir de conhecimentos circulantes nas Universidades latinoamericanas.

Os encontros do Fórum são organizados periodicamente e estruturados em torno de eixos temáticos que variam a cada edição, reunindo pesquisadores e gestores públicos para discutir políticas públicas, desenvolvimento territorial, inovação social, governança e sustentabilidade. As contribuições apresentadas são registradas nos Anais do Fórum, que funcionam como uma base documental e de referência para futuras ações e estudos.

Programação disponível aqui

II Seminário Internacional de Cultura e Democracia (2 – 4 de dezembro)

Integrado à XXX Cúpula de Mercocidades 2025, dos dias 2 a 4 de dezembro, o II Seminário Internacional Cultura e Democracia promove o debate sobre direitos culturais na América Latina, destacando o papel da cultura como eixo estratégico na construção de cidades pacíficas, resilientes e inclusivas. Com foco em políticas públicas e práticas como a Carta de Direitos Culturais e o Cultura Viva, o evento visa fortalecer a integração regional, alinhando-se à missão da rede Mercocidades de construir cidadania participativa e sem fronteiras.

Reunirá gestores e produtores culturais, artistas, acadêmicos e especialistas de 12 países para trocar experiências e fomentar ações conjuntas que ampliem o acesso à cultura e valorizem a diversidade latino-americana.

O II Seminário Internacional Cultura e Democracia reforça a rede de governos locais como ator chave na promoção de direitos culturais e será uma oportunidade para consolidar a cultura como vetor de transformação urbana, instrumento de cidadania e integração regional e, portanto, um direito universal.

Programação em breve.

Festival Mercocidades (5 a 7 de dezembro)

(Descrição conforme nota conceitual)

Programação em breve.