Em fevereiro, a cidade brasileira de Niterói, próxima Presidência de Mercocidades, anunciou a realização da 30ª Cúpula de Mercocidades, de 3 a 5 de dezembro de 2025, sob o lema “Segurança Pública para Cidades Pacíficas e Resilientes”.
O progresso da 30ª Cúpula também foi apresentado em 6 de março durante a Reunião de Coordenação Anual de Mercocidades, realizada em Tandil, Argentina.
Após o evento anual, Niterói assumirá a Presidência de Mercocidades para 2026. Entre suas linhas prioritárias de ação estarão o fortalecimento da participação de cidades brasileiras na Rede, a expansão da adesão por meio da inclusão de governos locais de toda a América Latina, a promoção do acesso ao financiamento para governos locais na região e o fortalecimento da cooperação multilateral com organizações internacionais.
Por sua vez, a futura presidência propõe dar especial atenção aos seguintes eixos:
Segurança Pública e Inovação, na perspectiva da segurança comunitária e prevenção da violência.
Cidades Sustentáveis, Inteligentes e Resilientes, promovendo soluções inovadoras e tecnológicas para promover cidades mais sustentáveis, com foco em energia renovável, eficiência energética, gestão inteligente de resíduos e resiliência.